quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Adaptação escolar!

Ando bastante sumida desse mundo aqui...sinto saudades em poder escrever mais.

Por hoje vou falar da temida fase de adaptação dos meninos na escola.

Eles tem 03 anos, feito em Dez-2012, e decidimos até então mantê-los em casa, num ambiente controlado, calmo, tranquilo e cheio de brinquedos e estímulos. Só agora, com 03 anos colocarmos na escola. 
Eles estão entrando no Maternal III.
Segunda feira (18/2) foi quando as aulas começaram.

Eles não quiseram ficar nem 1 minuto longe de mim, eu tenho que ficar dentro da sala de aula.

Ontem foi meu 3º dia lá e 02 auxiliares da professora ficaram com eles, uma com cada um, mas durante a 01 hora que deixei eles com elas e fiquei "escondida" eles choraram o tempo todo. E elas saíram com um pra cada lado, separando-os, o que foi ainda pior, eles gritavam um pelo outro. Hoje vou orientá-las sobre isso. Eles devem, pelo menos, serem mantidos juntos, pra aliviar a sensação de abandono...

Muito ruim toda essa experiência pra mim e não sou dessas mães bobonas não. 
Quero muito, do fundo do meu coração, que eles fiquem bem sozinhos, me dêem tchau e fiquem mais independentes...Não estarei com eles pra sempre e precisam aprender isso (pesado demais isso???).

Hoje estou decidida a levá-los na escola, me despedir deles na salinha e ir embora. Acho que nem lá vou ficar. Pois a sensação que eu tenho é que se eu ficar lá por 1 mês inteiro, ainda sim eles não vão querer que eu saia de perto...

Ai, ai, ai...Coração apertado e cheia de dúvidas:

  • Será que eles ficarão traumatizados se eu deixá-los lá e for embora e só voltar as 17:00?
  • Será que não vão mais querer voltar pra escola?
  • Será que estou forçando a barra e devo tentar daqui há 06 meses?
  • O que se passa na cabeça deles?
Sei que com tempo tudo se ajeita, mas achei que seria mais fácil. Que dó!


3 comentários:

  1. Oi! Uma das dificuldades da entrada "tardia" na escola é a adaptação. Ainda que tenham mais maturidade para entender que a mamãe vai e volta, o tempo que passaram em um ambiente mais restrito fala alto.

    Na minha modesta opinião, se fosse possível, o ideal seria deixá-los por menos tempo e ir aumentando aos poucos. No início eles até podem não querer voltar para a escola, mas logo estarão super bem. Tentar daqui a 6 meses só reforça a ideia de que "a escola é algo tão ruim que até mesmo a mamãe concordou que não deveríamos voltar àquele lugar terrível".

    Tenha calma (haja coração, rs) que todas as crianças se adaptam em mais ou menos tempo. No meu caso, o que me consolou ao deixar a minha filha na escola foi pensar que não conheço nenhum adulto com sequelas dos primeiros dias de aula, hehehe.

    Boa sorte com os pequenos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, em nossa experiência o choro aconteceu por 15 dias, mas eu estava tão certa de que a escola seria boa pra eles que mantive a calma e segui. Este ano, eles iniciaram em uma nova escola, com outros professoras e horário e pasme, nehum chorou, nao precisamos fazer adaptação nenhuma. Apesar de ser difícil, acredite, eles se adaptam sim! Não recomendo só voltar daqui a 6 meses, pois eles estão na idade perfeita para frequentar a escola.

    Uma opção super válida é fazer um horário flexível com eles, tipo de 13 às 15, inclusive isso faz parte da adaptação, a escola nao te deu essa alternativa? Isso minimiza muito o stress deles e faz com que aos poucos eles entendam que vc vai e depois volta.

    Boa sorte amiga! E lembre-se: Não há criança que não se adapte, isso é fato!

    Bjs,

    JU

    ResponderExcluir
  3. Aqui meu trio começou em fevereiro, e também tem 3 anos estão em escola publica e a adaptação é a seguinte, nos primeiros 3 dias as mães vão até a sala esperam que as crianças se soltem e vão embora, os meus foram brincar logo na chegada então me despedi e disse que deveriam pedir o que quisessem para a Tia, logo que sai eles choraram e no 4º dia tive que me despedir no portão e o Heitor me deu tchau mas foi chorando para sala, no 4º dia todos ficaram sem chorar, então veio o carnaval não teve aula e para minha surpresa eles me dão tchau e vão para sala sem chorar.

    Só para constar o trio fica o dia todo e voltam super felizes e cansados, já estão falando mais e se virando melhor, já sabem que a tarde a mamãe volta.

    Bejus e boa sorte. Rosanatrimãe.

    ResponderExcluir