terça-feira, 12 de abril de 2011

A mãe que eu sou



Esse assunto foi sugestão de uma blogueira que sigo e ela tb tem 02 meninos gêmeos: Carol Passuelo (http://vinhosviagenseumavidacomum.blogspot.com/) e resolvi aderir.


Depois que me tornei mãe os questionamentos e as dúvidas são constantes.
Sempre fui uma pessoa bem decidida e direta, prática e realista, mas quando se trata dos filhos, nem sempre é tão fácil tomar decisões.
Sempre fico me questionando se estou fazendo as coisas de forma certa, se seria assim que minha mãe agiria, já que ela não está mais aqui...

Antes de ser mãe dizia que meus filhos não chupariam chupeta, até achava feio nas outras crianças, hoje acho a coisinha mais linda.
Quando se tem dois bebês recém chegados ao mesmo tempo e vc, uma mãe de primeira viagem, cheia de insegurança e as crianças choram e choram e o medo, desespero chegam...me rendi a elas. Santas chupetas!!!
E como nos fizeram bem.
As crianças se acalmavam na hora...um santo remédio e uma boa aliada.
Claro que hoje em dia tem regras para usá-las, que já são grandinhos, chupeta é só na hora do soninho, no resto do dia, nada de pepeta...rrrssss.

Antes de ser mãe abominava as que davam mamadeira e leite artificial, achava que toda mãe tinha que amamentar e vi que não é bem assim...Até acho que as mães devem se esforçar ao máximo nessa tarefa, mas com calma e sem pressão.
Amamentei meus filhos maravilhosamente bem,eram momentos de muita troca de amor e carinho.
Sinto imensas saudades, pois é uma fase linda que passa rápido, como tantas outras.
Nunca tive dores ou feridas nos seios e sei que isso foi uma grande dádiva, pois dizem que as dores são enlouquecedoras. Mas nunca tive leite o suficiente para alimentar os 02 exclusivamente.
Tomavam peito + complemento com Nan Confort.

O Gabriel, que nasceu menor e com baixo peso, não sugava bem no peito, acho que ele era mais fraquinho e não tinha muita fome. Estimulavámos ele com o dedo dentro da sua boca como a fono do hospital me ensionou, deixava ele pelado para acordar pra mamar a cada 3 horas e nem sempre ele mamava bem no peito e ele custava a ganhar peso...eu ficava eulouquecida, queria ver meu pequeno crescer fortão logo como o irmão e nessas horas nada como o bom Nan para me salvar, pois o safadinho na mamadeira até que mamava bem. No peito tinha preguiça.

Ele mamou no peito até 04 meses e o Arthur até quase 5 meses...acho que para gêmeos meu saldo foi até positivo nesse quesito e não fico nem um pouco culpada em ter dado Nan aos meus filhos.
Foi um grande aliado.

Claro que amamentar é fundamental e importantíssimo, mas nada de culpa se não rolar.

Antes de ser mãe dizia que meus filhos nunca dormiriam na minha cama, hoje quando estão doentinhos e acordam na madrugada e nada os  fazem voltar pra cama, meu marido com um e eu com outro e agente caíndo pelos cantos de tanto sono, levo um deles para a cama e dorme que é uma beleza.

Não faço disso rotina, ocorre eventualmente, pois agora tenho uma babá que dorme com eles.

Damos o banho às 20:00, ninamos e berço e eles dormem lá, sabem que lá que é o lugar do soninho, mas tem noites que um acorda chorando e percebo que a babá não tá conseguindo acalmá-lo, fora que se demorarmos muito acaba acordando o outro e aí é festa na madrugada.
Pego e deito na minha cama, que diga-se de passagem deve ter sonífero nos lençois e o chorão da noite capota.
Assim tb a babá dorme, pois o dia seguinte ela tem que estar inteira tb.

Antes de ser mãe achava que não ia ficar ninado a criança no colo, sacodindo sabe, pra eles adormecerem, mas até hoje eles só dormem assim, nos nossos braços e Gabriel, enrrolando nossos cabelos com os dedos, figurinha.
E apesar de cansativo e da coluna reclamar, pois hoje eles já pesam mais de 11 kg cada um, é um momento mágico de entrega deles pra mim, de muita confiança e carinho.

Eles já vem deitando nos meus braços fechando olhinho, esfregando o paninho no nariz e todos molinhos...coisa mais linda, mágico.

Daqui a pouco eles não vão querem mais meu colo e vai me restar essa linda lembrança.

Antes de ser mãe achava que meus filhos não tomariam antibióticos...eu fui uma criança muito saudável, quase nunca tomava remédios e acho isso maravilhoso. Não sou de dar remédio por qq motivo. Fico protelando ao máximo, dou mel com própolis pra eles todos os dias, vitamina C, sucos de variadas frutas, água de coco quase diariamente, eles comem pelo menos 03 tipos de frutas e 02 tipos de verduras e legumes todos os dias, enfim, mas aprendi que não tem jeito. Eles adoreçem, é fato.

Já tiveram 02 infecções de garganta, Bronqueolite e gripes, nada mais sério, mas nessas 02 infecções de garganta tivemos que administrar antibióticos, fazer o quê?  É um saco, fico chateada, mas graças a Deus tem a medicina para salvar nossos filhos e trazê-los a saúde de volta, sem neura.

E é assim, vários mitos meus fui abandonando na vida real quando me tornei mãe...não é tarefa fácil, mas vamos aprendendo a cada dia. E como eles me ensinam.

Amo vocês mais a cada dia Arthur e Gabriel. safadinhos da mamãe.

3 comentários:

  1. Amigaaa!!! Vc é uma mãe maravilhosa!!! Bjs:)

    ResponderExcluir
  2. Ana querida,
    Fiquei muito feliz com o Blog, as crianças são lindas, já estão andando, que show.
    Tenho muitas saudades, mas tenho trabalhado muito e não encontro momento para ir vê voces.
    Espero em breve matar as saudades.
    Beijocas nos meninos e Bernardo.
    Um beijo com saudes
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Ana Maria querida...saudades imensas.
    Os meninos estão lindos e espertos. Muito bom, né?
    Estou esperando eles crescerem mais um pouquinho e vamos aí tb...saudades de Niterói, do Plaza tb. Beijos em todos.
    Vai nos acompanhando por aqui. Prometo manter sempre atualizado com notícias nossas.
    Beijos.

    ResponderExcluir